10 Dicas fáceis para melhorar suas conversas

por | abr 22, 2017 | Artigos, dicas, psicologia

21

ABRIL, 2017

Temos conversado cada vez menos pessoalmente e cada vez mais por texto. Uma boa conversa é aquela que tem um bom balanço entre falar e escutar. Mas não se trata apenas do tempo em que se passa falando e que se passa escutando.

Olhe nos olhos, balance a cabeça afirmativamente, incline a cabeça para mostrar os ouvidos, faça sons ocasionalmente para que o outro saiba que você está ouvindo. Você já deve ter ouvido falar sobre isto antes, mas segundo Celeste Headlee, isso é tudo abobrinha. Como apresentadora, ela ganha a vida conversando com pessoas e diz que “não há necessidade de demonstrar que você está prestando atenção se você está prestando atenção”.

Yeap!

1. Não faça várias coisas ao mesmo tempo

Não pense no que você irá fazer depois, não responda mensagem no celular, esteja presente. Se você quer estar em uma conversa, esteja, se não quer sair dela, saia.

2. Não tente doutrinar

Se você quer conversar para provar algo, sem abrir espaço para a opinião do outro, um debate ou uma troca de ideias, escreva um blogue. Entre em cada conversa partindo do princípio de que você tem algo a aprender. O terapeuta Scott Peck, diz que para ouvir de verdade é necessário deixar um pouco de lado a si mesmo, o que significa deixar de lado sua opinião pessoal. Ele afirma que ao sentir este estado, quem fala irá mais facilmente se abrir para quem está escutando. “Todo mundo é um expert em alguma coisa”, afirma Celeste Headlee.

NÃO HÁ PORQUE VOCÊ DEMONSTRAR QUE ESTÁ PRESTANDO ATENÇÃO SE ESTÁ PRESTANDO ATENÇÃO” – Celeste Headlee

3. Use perguntas de final aberto

Comece suas perguntas com o quê, quem, quando, onde, porquê ou como. Se você fizer uma pergunta complicada terá uma resposta simples, e vice-versa. “Foi bom lá?” deixa margem para sim ou não. “Como foi lá?” dá uma margem maior para que a outra pessoa descreva como é para ela. As perguntas abertas dão margem à respostas muito mais interessantes.

4. Siga o fluxo da conversa

Histórias, ideias e observações virão até sua cabeça e pode ser tentador se agarrar a alguma delas e ficar esperando uma oportunidade de enfiá-las na conversa. Deixe-as ir e siga o fluxo da conversa.

5. Se você não sabe, diga que não sabe

Quem dá entrevistas no rádio sabe que a conversa poderá ser gravada e toma mais cuidado em fazer afirmações sobre o que sabem e sobre o que não sabem. Seja cuidadoso, conversas não devem ser levianas.

UMA BOA CONVERSA É COMO UMA MINI-SAIA: CURTA O SUFICIENTE PARA MANTER A ATENÇÃO E LONGA O SUFICIENTE PARA COBRIR O ASSUNTO” – Celeste Headlee

I’m Another Standard Image Caption.

6. Não compare suas experiências com a do outro

Se o outro reclama de algo na própria vida, não fale de uma experiência semelhante, nunca é igual e este momento não se trata de você.

7. Tente não se repetir

Não fique repetindo e explicando naus de uma vez o que você quer dizer. É chato e entediante.

8. Evite os pormenores

Pessoas não se interessam pelos anos, nomes e detalhes, elas se interessam por você, pelo que vocês têm em comum

9. Ouça

Ouvir é uma das habilidades sociais mais importantes para se desenvolver. Se você não ouve não está numa conversa, mas numa situação de duas pessoas falando intercaladamente.

10. Seja breve

Esteja interessado nos outros. Todo mundo tem, escondido, algo muito interessante sobre si. Esteja sempre disposto a se surpreender.